18 de maio de 2008

Gestão do Tempo





Não sei quem escreveu, se é verídico ou não, mas não pude ficar indiferente a este texto. Muitos já o devem conhecer, até já o podem considerar "mais velho que sei lá o que", mas para mim é novo e eu considero que merece ser ainda mais divulgado do que apenas numa transmissão de e-mails.


"Um consultor, especialista em "Gestão do Tempo", quis surpreender a plateia durante uma conferência. Tirou debaixo da mesa um frasco grande, de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho, e perguntou:
- "Quantas pedras acham que cabem neste frasco?”

Após algumas conjecturas dos presente, o consultor começou a colocar as pedras até encher o frasco.

Perguntou, então: "Está cheio?"

Todos olharam para o frasco e disseram que sim.
Em seguida, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas debaixo da mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados entre as pedras grandes.

O consultor sorriu, com ironia, e repetiu: "Está cheio?"

Dessa vez os ouvintes duvidaram: "Talvez não…".
"Muito bem!" – Exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar para dentro do saco.

A areia infiltra-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pelas pedrinhas."Está cheio?" – perguntou de novo."Não!" – exclamaram os ouvintes.
Pegou, então, num jarro e começou a jogar água para dentro do frasco, que a absorvia, sem transbordar.

Deu por encerrada a experiência e perguntou:"Bom, o que acabámos de demonstrar?"

Um participante respondeu:"Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos."
"Não!" – Concluiu o especialista – "O que esta lição nos ensina é que, se não colocarmos as PEDRAS GRANDES primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois.


E quais são as PEDRAS GRANDES nas nossas vidas?



São os nossos FILHOS, a PESSOA AMADA, os AMIGOS, os nossos SONHOS, a nossa SAÚDE e a nossa EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.

O resto é resto e encontrará o seu lugar…"

4 comentários:

  1. Olá Cristina, texto espectacular...
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Veradade incontestável...

    Interessantíssimo para reflectir sobre o que de facto vale a pena nesta passagem que começa no dia em que nascemos e termina quando morremos e a que nos ensinaram apelidar de VIDA

    Jokinhas

    ResponderEliminar
  3. olha ... eu não conhecia o texto ...

    adorei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. nem mais, uma descrição sensacional num texto simples e directo de alguns dos principais valores pelos quais nos devemos reger. Pois, como diz o texto, "se não colocarmos as PEDRAS GRANDES primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois."

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita.